D. Pedro II foi o primeiro governante do Brasil a conhecer grande parte do pais. Na época de suas primeiras viagens, o navio era o meio de transporte que unia o império. Durante o seu reinado, a Marinha consolidou-se como a mais poderosa da América do Sul, principalmente após a Guerra do Paraguai, tornando-se a quinta maior do mundo.